Manchetes SindContSP

O que o caso Scalefactor nos ensina na era digital da Contabilidade.

3 anos 6 meses atrás #269 por Info
 
Em julho de 2020, foi publicado uma reportagem na Revista Forbes, com o título "Por dentro da polêmica que levou a derrocada da ScaleFactor.


Empresa do setor contábil na cidade de Austin nos EUA, que por preços módicos prometiam fazer e cuidar da contabilidade, finanças, impostos e contas de seus clientes". Isto seria feito através de um processo totalmente automatizado e digital de alta performance, utilizando softwares de controles contábeis e automação de última geração.


Assim, escalaram o negócio e cresceram rapidamente, adquirindo uma carteira de clientes considerável. Muitos desses clientes estavam cansados do processo tradicional de contabilidade e acreditaram na promessa feita pela Startup ScaleFactor.


O serviço prestado não era como prometido e sim de forma manual em sua sede em Austin e em escritórios terceirizados, muitos devem estar se perguntando, o que isto tem a nos ensinar?.


Em primeiro lugar, o principal ensinamento é que o barato sempre sai caro. A exemplo aqui no Brasil existem hoje diversas empresas contábeis com a mesma promessa da ScaleFactor, que por módicos R$ 89,90 ou 69,90 prometem fazer sua contabilidade.


O segundo aprendizado, é que com o uso da Inteligência Artificial, o mundo contábil ficou preocupado, achando que a profissão iria sucumbir até 2025 conforme previsões, ledo engano, inclusive escrevi um artigo sobre este assunto há algum tempo. Não se pode confiar 100% em sistemas, porque atrás deles sejam eles baratos ou caros, existem pessoas e pessoas falham.


E se, não houver um profissional por detrás dos processos totalmente habilitado para tal nada será feito, pois ele terá que conferir cada detalhe do que o sistema apurou, senão estaremos entregando relatórios sem sentido algum e com erros dos mais simples aos mais graves aos nossos clientes.


Terceiro aprendizado, é que por mais que surjam as contabilidades de preços baixos como estamos vivenciando, venham a procurarem um de seus clientes, pode haver um ou outro que bata assas e voe para os braços dessas Startups, mais ainda assim existirão àqueles que primam por qualidade e não por preço, e pagarão o justo valor pelos serviços prestados.


A vista disto é o alto índice de reclamação em sites especializados como o ReclameAqui, sobre a má prestação de serviços de algumas dessas Startups. Por isso esse é o aprendizado que considero o mais importante, pois nos leva a termos alta performance nos serviços prestados.


Observem uma coisa simples como podemos cobrar de um cliente do Simples Nacional que fatura mensalmente R$ 15.000,00 e tem uma folha com 5 colaboradores, mais dois sócios, e de honorários cobramos R$ 69,90?!. Se por alguma falha, incorremos ao cliente uma multa de R$ 500,00, acabamos por trabalhar 7 meses e 15 dias somente para cobrir os custos com tal multa, essa é uma conta que não fecha nunca.


Por isso devemos estudar como estão funcionando essas contabilidades online por ai que cobram baixo.


Isto tudo nos mostra apenas uma única coisa, que sempre devemos manter nosso foco no negócio contábil que ofereça o melhor ao seu cliente o tratando como único e cobrando-lhe o correto, pois eles jamais questionarão preços se o seu serviço for de qualidade, estou me referindo a empreendedores que se preocupam com seus negócios e não aqueles que ficam mais preocupados em como pagar menos impostos os sonegando e cometendo ilícitos de todos os tipos para burlar as Leis estabelecidas.


Sabemos que, o mundo hoje vem passando por transformações tecnológicas muito rapidamente, mas nunca um sistema ele é 100% eficiente em que por trás existam pessoas e profissionais altamente qualificados, para os controlarem.


Temos que usar as tecnologias existentes para nos apoiar nos serviços oferecidos, mas caso não tenhamos o conhecimento necessário para traduzirmos os relatórios e obrigações de nada valerá.

Então a ScaleFactor nos ensinou que, a contabilidade da maneira tradicional, com uso adequado da tecnologia, em seus processos e procedimentos, nunca morrerá, apenas se adequará as novas tendências.
Humar Souza

  • Moderator
  • Moderator

  • Postagens: 323
  • Obrigado Recebido: 0

  • Sexo: Masculino
  • Aniversário: Indeciso
  • Por favor Entrar ou Registrar para participar da conversa.

    Tempo para a criação da página:0.216 segundos